quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Questionário para realização de diagnóstico empresarial

DIAGNOSTICO EMPRESARIAL


“Quando encontramos respostas para as nossas perguntas, descobrimos que as indagações já são outras”.

SISTEMA EMPRESARIAL IDEAL
·        Visão de mercado;
·        Gestão por competências;
·        Orientação por processos;
·        Pessoas capacitadas;
·        Estratégia diferencia.


FOCO
Processos de diagnostico rápido, focado em cinco seguimento da empresa
·        Pessoas e Organização;
·        Mercado e Produto;
·        Inovação;
·        Processos;
·        Finanças

QUESTIONARIO

OBJETIVOS, VALORES, METAS E GESTÃO.

O questionário abaixo contém respostas apenas ilustrativas para dar uma ideia aos entrevistadores do que sugerir aos entrevistados, que as vezes podem perguntar: como posso responder à sua pergunta?

FINALIDADES
  1. Para que serve a empresa ou a organização?
Atendimento varejista.

  1. Que benefícios oferece aos seus clientes?

Proximidade, variedade de produtos e promoções.

  1. Quais os valores importantes para os donos e gestores?

Confiança do cliente.

HISTORIA
  1. Por que a Empresa existe?

Foi adquirida como pagamento de dividas dos antigos donos.



  1. Por que foi fundada?
Foi mantida por ser considerada um bom negócio.

  1. Como ela se desenvolveu e como se encontra atualmente?
Quando foi adquirido tinha uma área útil de aproximadamente 120m2, e hoje tem 380m2.

OBJETIVOS


  1. Quem define os objetivos e para quem?

O sócio gerente define os objetivos para todos os subordinados.


  1. Os objetivos são documentados ?

Não


  1. A estrutura e as funções estão compatíveis com os objetivos?

Sim


ESTRATÉGIA

  1. Qual a visão da empresa?
Dominar o atendimento ao cliente que mora nas proximidades do supermercado.

  1. Como a empresa quer ser reconhecida nos próximos anos?

Um supermercado no qual o cliente tem plena confiança.

  1. Qual é o sonho do(s) empresário(s)?

Satisfação dos clientes e expansão como rede.

COSTITUIÇÃO LEGAL, FISCAL E SOCIETARAIA DA EMPRESA.

  1. Qual é a forma legal de atuação da empresa?

Supermercado varejista legalmente registrado.

  1. Em que área (regional ou nacional) está presente?
Regional.




  1. Que produtos e serviços oferecem?
Produtos de supermercado varejista: alimentos, limpeza, bebidas, etc.


  1. Que influencia tem a família, o estado ou outras organizações na empresa?
Influencia total.



ESTRUTURA E FUNÇÕES.

DIVISÃO DO TRABALHO
  1. Como está dividido o trabalho na empresa e entre as pessoas?
Três níveis hierárquicos:
  • Gerencia;
  • Supervisão;
  • Operação, execução


  1. Há pessoas e departamentos especializados?
Sim:
  • Açougue;
  • Financeiro;
  • Armazenagem, estoque.


  1. A divisão do trabalho é formalizada e está claramente definida? (organograma e descrição de cargos)

Está claramente definida, mas não formalizada.


PODER DE DECISÃO

  1. Quem decide (investimentos, processos, programas e quantidades de produção)?
Os sócios.

  1. Como as pessoas participam das decisões da empresa?
Através de sugestões oferecidas nas reuniões semanais.


DOCUMENTAÇÃO
  1. Existem regras estabelecidas sobre os procedimentos?

não

  1. Estão definidas por escrito?
Não.


  1. Os documentos estão atualizados?
Não há.



  1. Os procedimentos empregados se ajustam as normas?

Não há.


RELAÇÕES, COORDENAÇÃO E INFORMAÇÃO.

INFORMAÇÃO

  1. A empresa busca regularmente informações (dados do mercado, competitividade, etc)?

Sim.

  1. Onde consegue as informações?
Fornecedores e concorrentes.


  1. Como funciona a comunicação interna?
Verbal/ documental.


  1. Faz reuniões regulares?
Sim. Semanal.

.

COMUNICAÇÕES

  1. Como é feita a comunicação aos empregados?
Verbal. Quadro de avisos.


  1. Todos conhecem as suas metas e são informados dos resultados?
Sim.

  1. As metas são factíveis de serem alcançadas?
Sim.




RECONHECIMENTO E RECOMPENSAS.

EMPREGADOS
  1. Que vantagens econômicas, sociais e culturais se obtêm na empresa?
Salário, convênio com a prefeitura para empregar deficientes,


  1. O que ela oferece é o básico ou tem algum plus?
Além do básico premia o baixo absenteísmo e o bom desempenho


POLITICA DE PESSOAL
  1. Existe planejamento de ascensão profissional dentro da empresa?

não

  1. Existe plano de carreira e descrição de funções formais?

Não.

  1. Faz recrutamento e seleção dentro de plano definido?
Não.


RECONHECIMENTO E RECOMPENSA

  1. Como se incentiva e motiva o funcionário?
Feedback sobre desempenho.

  1. Aplicam-se penalidades para erros e falhas?

Só verbal.

  1. Existem acordos formais sobre rendimentos, alem dos obrigatórios?
Não.

QUALIFICAÇÃO
  1. As tarefas especializadas têm profissionais com a formação formal adequada?
Sim.

SISTEMAS TÉCNICOS E AUXILIARES.

FINANÇAS
  1. Como é feito o planejamento financeiro?
Através de fluxo de caixa mensalmente.

  1. A Contabilidade é usada como instrumento de gestão?
Não.




INFORMAÇÕES GERENCIAIS

  1. As decisões são centralizadas ou não?

Sim.

  1. A estrutura hierárquica da empresa é formal?

Não.

  1. Os empregados têm Empowerment?
Não.


  1. Quais são os instrumentos de gestão usados?

Não usa nenhum .
  1. Como a empresa divulga os seus resultados e como cobra pelos desvios?
Através das reuniões semanhais.
FEEDBACK.

RELAÇÕES
  1. Quais são os competidores ou concorrentes?
Os supermercados e mercados da vizinhança.
6 no total.

  1. A empresa possui parcerias formais?
Convênios desconto em folha com algumas firmas.


  1. A empresa se utiliza de consultorias para suportar seus negócios?
Sim, Rh e contabilidade.


ORIENTAÇÕES AO CLIENTE
  1. Qual é o nível de qualidade dos produtos e serviços percebidos pelos clientes?
Bom.


  1. Como a empresa está em comparação com os seus concorrentes?
Se sobresai.


INSUMOS, PRODUTOS E PROCESSOS.

ADAPTAÇÃO E INOVAÇÃO
  1. Como a empresa reage as modificações do mercado?

Com conservadorismo.



  1. Mudança: a empresa tem uma postura conservadora ou arrojada?
conservadora


  1. A empresa tem estratégias definidas de como se comportar nas mudanças?
Não.


PLANEJAMENTO
  1. A empresa analisa o mercado para desenhar as suas estratégias?
Sim.


  1. Transforma essas estratégias em metas operacionais?
Sim.


  1. Como isto é feito.

Pesquisa de mercado com concorrentes e fornecedores.


ESSSE QUESTIONARIO VISA ORIENTAR AS AÇÕES DOS GRUPOS NO LEVANTAMENTO DE DADOS DA EMPRESA PESQUISADA. MUITAS DAS PERGUNTAS NÃO SERÃO BEM VISTAS PELOS EMPRESARIOS POIS TRATA DE INFORMAÇÕES QUE PODE JULGAR CONFIDENCIAL. NESTE CASO, CADA GRUPO TERÁ QUE TRABALHAR COM AS INFORMAÇÕES QUE CONSEGUIR EXTRAIR.

ATENÇÃO: MESMO QUE O EMPRESARIO NÃO FAÇA RECOMENDAÇÕES SOBRE O SIGILO DAS INFORMAÇÕES, ALGUMAS DELAS DEVERÃO APENAS SER USADAS PARA A REALIZAÇÃO DO TRABALHO.


ESTE LEVANTAMENTO DE DADOS E AS RECOMENDAÇÕES TEM QUE FICAR PRONTO ATÉ O DIA 20 DE JUNHO. NÃO SERÃO ACEITOS TRABALHOS POSTERIORES A ESTA DATA. 

2 comentários:

  1. Qual método usou para quantificar e qualificar os resultados da pesquisa? Quais os indicadores? Eu já vi este diagnostico sendo utilizado antes no Sebrae pelo programa ALI. E gostaria de saber qual teoria quantifica o grau de gestão apos esse diagnóstico

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  2. Isto é um questionário, ele deve ser usado para adquirir informações que vão de encontro ao método escolhido, não entendi muito bem quando você fala de indicadores, tendo em vista que que o próprio questionário é um indicador, e para finalizar diagnóstico é na verdade uma conclusão que se chega, analisando o que é exposto no questionário, e essa parte é bem importante, pois o questionário é apenas uma base para avaliar determinado contexto, mas a análise das respostas, sejam as declaradas ou não, depende da perspicácia do entrevistador. A quantificação do grau de gestão vai além do questionário, mas o entrevistador deve ser experiente o suficiente para perceber nas entrelinhas das respostas, a real situação gerencial em pauta. se você tiver um caso específico, que possa expor, tentarei ajudar melhor. Obrigado pelo comentário, fique a vontade para expor suas idéias.

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