sábado, 7 de maio de 2011

Você conhece o seu público e o seu mercado?

Entender o mercado antes de qualquer estratégia ou investimento é uma tarefa empreendedora, inteligente e necessária. Conheça melhor o seu mercado e domine seu ROI.

É comum, quase trivial a adoção de campanhas através de newsletters e e-mails marketing. Poucas são as empresas diligentes e atentas à Política de envio de e-mail e que não integram o time de spammers.

A prática de marketing digital é econômica e limpa. A divulgação que se dava por impressos, envolvia custos de planejamento do layout, desenvolvimento da arte, impressão e envio, sendo que os índices de retornos eram calculados em 2 a 3%.

Se houvesse um erro de impressão, problemas na logística entre outros diversos imprevistos, resultado: Atraso na campanha;!

Ainda sim, dificilmente era possível mensurar os retornos, ROI então nem se fala e saber realmente quem visualizou e se interessou pela sua divulgação. Os famosos questionamentos: Fiz certo? Valeu a pena?

O avanço trás dezenas de facilidades, diminuição em custos, assertividade, tradução do comportamento mercadológico, maior retorno nas campanhas... Possibilidades que não existiam e que hoje podem ser apresentadas por profissionais que se multiplicam em seu empreendedorismo, com agências publicitárias e estratégicas.

Não adianta apenas fechar a campanha, contratar um bom designer e um bom banco de dados e mensurar. Isso também não significa que não dará certo, mesmo porque isso é parte da estratégia.
Supondo que a sua campanha tenha uma taxa de cliques superior ou igual ao resultado que é considerado positivo de acordo com a métrica utilizada por sua agência para realizar a ação (Cada agência adota uma estratégia) , você sabe por que e o que fez sua campanha atingir esse resultado?

Foi o assunto do e-mail? Foi a freqüência e horário de disparo? Foi o layout? Foi o conjunto de todas essas ações? O que foi exatamente?

Vejo muitos profissionais agindo por tentativa e erro, é muito comum. Nem eles sabem!

Alguns vídeos na internet ensinam utilizar a técnica dos Golpistas, gerar interesse, curiosidade e fazer mistério no Assunto entre outras técnicas...

Ora, por favor!


Estamos falando de um ambiente corporativo, de um mundo empresarial, macro, micro ambiente, relações, confiança. Não há dúvidas que não há mágicas.

Não se engane CTR não significa sucesso em campanha, se sua empresa terceiriza serviço de disparo, questione os índices. Faça em paralelo um rastreamento através do Adsense e busque apoio em mídias sociais, não é instantâneo, porém é factível e necessário.

Paciência, sensibilidade e a criatividade são os três ingredientes imprescindíveis para uma campanha de sucesso. Paciência porque requer estratégia, estudo, tempo; Sensibilidade, porque há mensagens distintas em cada mercado, sobre o comportamento do consumidor, hábitos, mensagens que ficam subliminares e muita criatividade porque todo mundo faz marketing o tempo todo!

O primeiro passo antes da criação do briefing para a ação, é entender o mercado, saber como ele recebe sua mensagem e a partir daí desenhar estratégias.

É um mercado tão amplo, cada setor fala um idioma, mas entre os fenômenos mercadológicos muitos se entendem e tem diversas coisas em comum:

Querem lucrar;
Querem vender;
Querem se posicionar;

Onde seus clientes compram, onde eles anunciam para seus prospects é bom estar por lá e dá certo! São tantos e tantos comportamentos e ações a serem avaliados... há tantos e tantos caminhos.

Coloque seu mercado no divã, e interprete suas mensagens, vale a pena e é um bom caminho para entender como se relacionar com ele!

Elis Mesquita

É Profissional marketer, escritora e web writing, atualmente coordena a área Mkt. do Grupo Lume RH. @lismesquita on Twitter.
 
http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/voce-conhece-o-seu-publico-e-o-seu-mercado/54601/

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